O Abril Verde é uma iniciativa importante que visa a divulgação e a disseminação de informações sobre a segurança no trabalho. Pontuando principalmente as medidas e obrigações, tanto do empregador quanto do trabalhador. Essa iniciativa foi inspirada devido a uma série de eventos trágicos que ocorreram em abril de 1969, nos Estados Unidos, devido a uma explosão em uma mina de carvão que deixou 78 vítimas. Portanto, o Abril Verde é o mês da segurança do trabalho em que ressaltamos a importância de uma cultura de segurança sólida e ativa. Que além de assegurar um ambiente livre de riscos, possa contribuir para a qualidade de vida dos colaboradores. Seu principal objetivo é promover a reflexão a respeito da importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho, incentivando ações de prevenção de acidentes e a promoção de ambientes mais seguros. A campanha foi oficialmente instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005, que estabelece o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” em 28 de abril. Portanto o abril verde é o mês da Segurança do Trabalho. Apesar dos grandes esforços e das inúmeras normas reguladoras de segurança do trabalho, em 2023 foram registradas mais de 167 mil notificações de acidentes de trabalho em todo o Brasil e 733 notificações de acidentes com morte. Demonstrando a importância e relevância dessa iniciativa para que menos pessoas e famílias sejam afetadas por acidentes dentro do ambiente de trabalho.
Cultura de Segurança do Trabalho
A cultura de segurança em um ambiente de trabalho é fundamental para que todos os sistemas de segurança no trabalho funcionem. A filosofia de exercer as atividades dentro das normas e regras definidas é um ato de constante esforço e prática dos empregadores e de seus colaboradores. A cultura de segurança de uma empresa consiste em uma série de diretrizes tomadas embasadas nas leis, regras e normas reguladoras. É de extrema importância o envolvimento de profissionais qualificados ou empresas com experiência na área de segurança do trabalho. Essas diretrizes são definidas por meio de reuniões realizadas entre os empregadores e seus colaboradores. Um ambiente com diálogo construtivo e aberto é essencial para que a cultura de segurança de uma empresa seja criada e desenvolvida. É necessário a troca de experiência e discussão entre os funcionários e seus gestores. O engajamento dos líderes é outro fator que compromete a implementação e desenvolvimento de uma cultura de segurança e suas diretrizes. Essas diretrizes devem ser claras e objetivas para que não haja confusão e que qualquer pessoa envolvida no ambiente de trabalho possa segui-las. Os benefícios de uma cultura de segurança sólida e bem estruturada são diversos, podendo ser citada a maior confiabilidade no processo. O que acarreta menos chances de ocorrência de acidentes. Com os processos bem estudados e mapeados é possível otimizá-los promovendo uma maior produtividade e aumentando os ganhos dos setores das empresas. O investimento na segurança e qualificação dos colaboradores gera melhorias no ambiente de trabalho. Que contribui para o bem-estar e valorização das pessoas envolvidas nas atividades realizadas pela empresa, indústria ou comércio.
Profissionais Qualificados
O abril verde é uma iniciativa importante para a indústria brasileira, fomentando cada vez mais as práticas de segurança e saúde do trabalho para que os números de acidentes diminuam a cada ano. A divulgação da importância de uma cultura de segurança sólida e efetiva é fundamental para a melhoria dos ambientes de trabalho. É muito importante o envolvimento de profissionais qualificados, nós da empresa Previsio Engenharia possuímos uma vasta experiência nos mais diversos ramos da indústria brasileira. Entre em contato ou veja nossos serviços.
0 comentários