A prioridade para a maioria das empresas que buscam conter seus gastos com energia e que busquem uma melhor eficiência energética, devem estar relacionadas nos investimentos em automação.
Afinal, a eficiência energética é um fator decisivo ao adquirir soluções que visam à manutenção de seu negócio, ou de sua empresa. Entre esses investimentos de automação, vários controles podem ser aplicados, sendo a mais importante referente à economia de energia, como os sistemas de ar condicionado e iluminação e até no desligamento automático / remoto de quaisquer equipamentos elétricos não essenciais.
Nos sistemas de ar condicionado, busca-se o melhor uso do sistema em um todo, regulando a refrigeração e o aquecimento, para prover condições confortáveis mesmo em regime de limite de energia. Podemos destacar também, os sistemas de iluminação que podem representar um papel significante na redução dos custos de energia.
Os cálculos de controle de iluminação podem ser baseados em horários, níveis de iluminação externa, ocupação e liga/desliga ou até na compensação pelo desgaste natural das lâmpadas.
Todo este controle se faz necessário, visto que os recursos energéticos são insumos de aplicação fundamentais na automação, principalmente nos setores farmacêuticos, siderúrgicos, petroquímicos e de mineração.
Nos dias de hoje, a energia elétrica é imprescindível para o bem-estar em nossas vidas. O aumento da população e as demandas de nossa sociedade exigem maiores quantidades de energia elétrica com o passar do tempo.
Porém, a limitação nos recursos para a sua produção visa a necessidade de utilizarmos a eletricidade de uma forma mais eficiente, como acender as lâmpadas somente quando for preciso.
O setor industrial é responsável por uma fração expressiva de parte do consumo energético nacional. Então, se a energia for utilizada por esse setor de forma racional, qualquer economia que for feita será muito expressiva, o que possibilita, além de outros benefícios, a obtenção de produtos mais baratos, já que o custo é menor.
Sem contar que a energia economizada pode ser usada em outras áreas e, assim, o meio ambiente poderá ser preservado também, já que o aumento da eficiência energética diminui a necessidade em construir novas usinas geradoras de energia elétrica.
No geral, podemos afirmar que uma grande parte das instalações de ar-condicionado e de ventilação é super dimensionada, principalmente pelo fato de que essas instalações são calculadas para extremas condições ambientais, o que acontece em uma pequena parcela de tempo.
Na maior parte das instalações encontramos várias oportunidades de economizar energia nos sistemas de ventilação e também de ar-condicionado.
Dentre elas, destacamos:
- Redução do fluxo de ar para todas as áreas para o nível mínimo aceitável;
- Verificar a possibilidade em elevar os níveis de temperatura que são utilizados nos ambientes servidos pelo ar-condicionado;
- Verificar o alinhamento e tensão em todas as correias, ajustando-as quando for necessário;
- Verificar as perdas por todas as juntas do compressor;
- Procurar operar os chillers e os compressores com plena carga, do que de dois ou até mais com carga parcial;
- Observar as operações irregulares do compressor, assim como funcionamento contínuo ou paradas e partidas frequentes.
A iluminação também tem um importante papel nos esforços pela redução do consumo de energia.
Para manter-se funcionando, por menor que seja o seu porte, toda empresa necessita da energia para fazer funcionar máquinas, equipamentos e possibilitar o trabalho das pessoas em suas mais diversas áreas. Sem energia, a produção não acontece e todos ficam, literalmente, no escuro.
Uma das preocupações da arquitetura de vanguarda tem sido a de consumir cada vez menos recursos naturais, utilizando-os com inteligência e fazendo a opção por produtos que agreguem esses conceitos às construções, como as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), por exemplo.
Apesar dos altos preços dessas lâmpadas quando comparados ao valor das comuns, o custo-benefício proporcionado para as indústrias é bastante favorável, pois elas têm um baixíssimo consumo de energia, cerca de 95% menor que as tradicionais. Além disso, esse tipo de material não emite radiação infravermelha e ultravioleta, não possui mercúrio nem qualquer outra substância nociva ao meio ambiente.
O dimensionamento correto, aliado a um sistema de gerenciamento e automação inteligentes, a iluminação industrial com LED poderá tornar mais moderna, econômica, bonita e ecologicamente correta a sua construção ou reforma, reduzindo custos e levando boas práticas de consumo ao seu negócio, que, em conjunto com outras soluções sustentáveis, poderá alcançar o status de empresa ambientalmente responsável.
0 comentários